top of page
image-asset.jpeg

SOBRE

moda inclusiva​​

QUEM SOMOS

Eu, Marco Chagas e Ana Cyra Palmerston, somos um casal que se sensibilizou pela falta de opções de vestuário para pessoas com necessidades especiais. Para tanto, passamos um bom período de tempo conversando com o nosso público alvo e com isso pudemos identificar as necessidades e os desafios que envolve os nossos usuários e os seus cuidadores.

 

Descobrimos que nossos clientes desejam manter sua rotina diária completa, e assim, possam continuar usufruindo dos melhores momentos da vida com seus familiares. Isso inclui vestir-se com independência, pois eles querem viver de acordo com seus desejos e suas próprias regras.

 

CUIDE DE QUEM SEMPRE CUIDOU DE VOCÊ

Ninguém gosta de ser subestimado, mas infelizmente, isso acaba acontecendo com frequência com os mais velhos. Às vezes com a melhor das intenções, os próprios filhos tentam impor limites aos pais quando estes, na verdade, ainda estão longe da necessidade de serem tutelados.

Há dois conceitos em gerontologia que são da maior importância para todos que se relacionam com pessoas idosas: independência e autonomia. Independência é a capacidade de realizar atividades cotidianas sem auxílio: vestir-se, tomar banho etc. Autonomia refere-se à capacidade de gerir a própria vida e tomar decisões. Significa viver de acordo com seus desejos e suas próprias regras. 

 

O cuidador faz para o idoso apenas o que ele mesmo não consegue realizar sozinho e o incentiva para as atividades adequadas à sua capacidade atual, mas também está junto quando a limitação é grande, preservando a dignidade do assistido. 

 

Os cuidadores são treinados para cuidar de idosos como eles precisam, promovendo sua independência e auxiliando-os na realização das atividades pré-estabelecidas. Eles sabem que é preciso preservar as funções existentes e estimular as deficitárias. 


Os cuidadores estão propensos a lesionar suas costas ao cuidar de adultos com deficiência. Isso é mais frequente neles do que em trabalhadores de qualquer outro setor. Esta estatística os colocam 9 vezes mais vulneráveis do que qualquer outro profissional médio. Muitas dessas lesões ocorrem em decorrência de peso extenuante e repetitivo.

Para nós, a limitação de mobilidade jamais vai ser um fator limitante para se ter opções de vestuário. É notório o fardo que os cuidadores carregam quando do ato de vestir pessoas com mobilidade limitada. Esta é uma causa que nós da AdaptWear abraçamos e isso nos move para empreender soluções que visam devolver a independência aos nossos usuários e mais segurança para os seus cuidadores.

bottom of page